Skin_Cycling_envelhecer_com_a_pele_jovem

 

Se anda atento a posts de influencers e bloggers certamente já leu algo sobre este tema! Mas, será que já sabe tudo sobre o que é o Skin Cycling e os resultados que pode obter para a sua pele? Neste artigo partilharemos consigo tudo o que pode fazer para implementar esta rotina cíclica de cuidados cutâneos.


O método de Skin cycling é especialmente ideal para pessoas com pele oleosa, propensa a manchas ou propensa a acne.

 

O que é o Skin Cycling?

 

Se já praticou Cycling poderá pensar que irá colocar a sua pele a pedalar com alta intensidade! Mas, skin cycling não é um treino de ciclismo cutâneo. Ou seja, é sim o termo usado para descrever a forma como os produtos são aplicados na pele. Este conceito foi divulgado inicialmente pela dermatologista Norte Americana Whitney Bowe, apesar de já ser aplicado por alguns colegas há vários anos.

 

Em que se baseia o Skin Cycling?

 

O Skin Cycling baseia-se no uso intermitente ou alternado de ingredientes ativos. Ou seja, ao fazer skin cycling, os produtos são aplicados com dias de 'descanso'. A lógica associada a este tipo de tratamento é o facto de muitos dermatologistas entenderem que a pele necessita de períodos de descanso. Logo, isso implica em que alguns dos ativos incluídos nos cosméticos não deverão ser aplicados de forma diária. Assim, evita-se o uso concomitante de algumas substâncias e passamos a usá-las alternadamente seguindo uma rotina conveniente estudada pelos melhores especialistas.

Em suma, através da aplicação cíclica de ativos cuidadosamente selecionados conseguirá regenerar a sua pele e evitar problemas como a irritação e vermelhidão.

 

Rotina de 4 noites: 2 com ativos e 2 de descanso

 

Nesta rotina de 4 noites, duas das noites são com a aplicação de ativos e as duas noites seguintes são de repouso da pele. E, claro, que depois voltamos a repetir este ciclo! Ao aplicar esta rotina de skin cycling obtemos todos os benefícios dos seus produtos, sem surgirem problemas.

 

Rotina de beleza para uma pele perfeita: 4 Passos do Skin Cycling

 

A rotina do Skin Cycling dura quatro noites, alternando entre a utilização de um esfoliante, um produto de retinol e um creme ou concentrado hidratante. Esta alternância de produtos permite, portanto, obter melhores resultados.

 

Noite 1: Esfoliação

 

Antes de iniciar a esfoliação limpe e seque levemente a pele. A seguir aplique o esfoliante para remover as células mortas da camada superficial da pele.

A lógica associada ao efetuar esfoliação prévia da pele é o facto de melhorarmos a atividade das substâncias que irão ser aplicados posteriormente, pois estes conseguirão penetrar mais profundamente na pele. Contudo, a esfoliação tem de ser efetuada corretamente, pois se for agressiva ou efetuada com maior frequência pode causar vermelhidão e irritação cutânea.

 

Substâncias químicas que esfoliam a pele

 

Poderá optar por esfoliantes químicos que promovem a renovação celular progressiva da pele, graças à ação dos AHA ou BHA que contêm. Habitualmente são utilizados os ácidos salicílico, glicólico, mandélico, lático, etc. Uma das nossas opções é Esthederm Intensive AHA Peel. Este sérum concentrado com 12% α e β-hidroxiácidos, é indicado para tez irregular, poros dilatados e pele baça. Irá suavizar e refinar a superfície cutânea, reduzir a dimensão dos poros e uniformizar a tez.

 
Que produtos posso utilizar para a esfoliação?

 

Muitas gamas têm patentes de substâncias esfoliantes como a Esthederm, que tem um produto esfoliante que contém na sua composição uma base lavante suave, a tecnologia Skin Balance System®, tecnologia Hypopigmentaline® e água celular. O produto Osmoclean Máscara Iluminadora é indicado para todos os tipos de pele e limpa, clareia, ilumina e suaviza a pele.

Em alternativa pode optar por esfoliantes de origem natural como o produto da gama Lierac composto por 99% de componentes de origem natural. Lierac Cleanser elimina as impurezas, suaviza a pele e reaviva a luminosidade da tez.

 

Esfoliantes físicos: uma alternativa

 

Uma outra opção são os esfoliantes físicos (que contêm micropartículas). Contudo, podem ser mais agressivos e provocar vermelhidão e irritação. Logo, os esfoliantes físicos não devem ser utilizados em peles mais sensíveis ou deverá selecionar um produto esfoliante físico adequado para pele sensível. Nesta situação, recomendamos o esfoliante da Avène. Este tem uma fórmula biodegradável, respeita a pele sensível e o ambiente e contém microesferas de celulose e cera de jojoba para remover suavemente as células mortas da pele. Além destes compostos, contém niacinamida e salicilato de sódio que completam a esfoliação mecânica das microesferas enquanto purificam a pele para um efeito de peeling. A textura da pele é refinada e a pele fica mais radiante.

Em suma, a escolha do esfoliante depende do seu tipo de pele e do estado da mesma. Nesta fase, após efetuar a esfoliação, hidrate a sua pele com o creme de noite diário.

 

Noite 2: Retinoides

 

Na segunda noite desta rotina cutânea serão aplicados os retinoides. Estas substâncias são derivadas da vitamina A, como a tretinoína (usada por via sistémica para tratamento da acne) e o retinol.

Os retinoides têm a capacidade de reduzir manchas, linhas de expressão e rugas. Além disso, melhoram a perda de firmeza ou falta de brilho da pele.

Mas, se são extremamente úteis para a pele, por outro lado, podem ser sensibilizantes. Logo, devem ser cuidadosamente aplicados em peles sensíveis ou reativas. Assim sendo, numa pele mais sensível é recomendado que comece por utilizar um produto com uma baixa concentração de retinol para que esta se adapte gradualmente. Lembre-se que a diminuição da sensibilidade ao retinol pode demorar até três meses. Por isso, seja paciente e não se preocupe se notar alguma sensibilidade da pele no início, desde que esta não seja grave.

 

Quais os produtos que contém retinol?

 

Portanto, neste passo da rotina, depois da aplicação do produto de limpeza no seu rosto, aplique um sérum com retinol. Existem vários produtos com esta substância, contudo recomendamos o Sérum concentrado da Esthederm. Este sérum atua nas rugas, pele irregular, cicatrizes e sinais de fotoenvelhecimento. Assim, ajudará a regenerar, fortalecer e combater o envelhecimento cutâneo. Outro produto de excelência para esta fase é o Endocare Renewal Retinol Serum. Este é um sérum antienvelhecimento de textura anidra, formulado com RetinSphere® Technology, com alta concentração de retinoides em microesponjas. Logo, esta tecnologia proporciona uma retexturização e renovação epidérmicas eficazes. Reduz visivelmente as linhas de expressão e rugas e uniformiza a textura e o tom da pele, melhorando assim a aparência e luminosidade. Melhora ainda intensivamente os sinais globais do envelhecimento da pele, nomeadamente a flacidez.

Por último, após a aplicação do produto com retinol aplique um creme calmante e nutritivo.

Se a sua pele é sensível ou está muito desidratada recomenda-se fazer uma "sanduíche de retinol". O que significa? Esta "sanduíche” significa utilizar primeiro um produto hidratante, depois retinol, e após o retinol nova aplicação de hidratante.

 

Noites 3 e 4: Recuperação

 

O período de recuperação, geralmente nas noites três e quatro, é a etapa final do Skin Cycling. Assim sendo, nesta etapa vamos hidratar a pele após os dois dias de renovação intensiva. Nestas noites o foco é recuperar a sua pele, repor o microbioma da pele e reparar a barreira cutânea. Logo, isso é conseguido selecionando séruns e cremes ricos em ácido hialurónico, ceramidas, glicerina, esqualano, prebióticos, etc.

 

Hidratação e recuperação para pele seca e sensível

 

Se tiver uma pele seca e sensível, nutra-a em profundidade com um creme ou sérum de ação hidratante intensa e nutritiva. Logo, recomendamos o Hydrance Boost Sérum Hidratante Concentrado da Avène pois este é um sérum hidratante intenso enriquecido com ácido hialurónico e vitamina B3. Ou seja, será um verdadeiro reforço de hidratação para o rosto e restabelece o equilíbrio da pele sensível desidratada. A pele recupera conforto, suavidade e flexibilidade.

Uma alternativa para a pele seca é o Endocare Hyaluboost Age Barrier Sérum com eficácia antienvelhecimento e ativa e repara a função barreira. É formulado com a tecnologia patenteada EDAFENCE® com Niacinamida para uma função barreira antienvelhecimento ativa e ácido hialurónico de alto e baixo peso molecular. Ora, este ácido hialurónico proporciona conforto e hidratação antienvelhecimento de longa duração.

Se a sua pele for sensível quer seja normal ou mista, pode sempre optar por selecionar um produto hidratante e calmante de longa duração: Bioderma Sensibio Sérum Defensive. Este cuidado calmante reforça a autodefesa da pele contra as agressões. A sua textura leve e fresca é rapidamente absorvida e deixa a pele suave e elástica.

 

Hidratação e recuperação para pele oleosa

 

Se tiver uma pele oleosa, pode limitar a hidratação a uma só noite e usar um gel como o Eucerin Hyaluron Filler Ultra Light Moisture Booster Gel Antienvelhecimento. Porque este produto é um dos nossos recomendados para pele oleosa? O Eucerin Hyaluron Filler Ultra Light Moisture Booster é um gel facial leve e fresco que hidrata e suaviza enquanto proporciona uma sensação de frescura à pele. Além disso, suaviza, preenche linhas e ilumina a pele e não bloqueia os poros.

Se pretende eliminar as primeiras rugas e poros dilatados, pode optar por Hyaluron-Filler Skin Refining Sérum. Este é um sérum ultra leve que minimiza os poros e reduz as primeiras rugas, com proteção antioxidante. Este produto de uso diário preenche as rugas e oferece proteção contra as agressões ambientais.

Por último, recomendamos que se a sua pele for sensível ou não estiver habituada à aplicação de retinoides aumentem as noites de descanso para 3. Assim, garantimos que não terá problema de sensibilização.

esquema_skin_cycling

 

Quanto tempo devo realizar o esquema Skin Cycling?

 

Alguns especialistas recomendam que esta rotina seja efetuada durante um mês e meio. E, garantimos-lhe que terá resultados logo após os primeiros ciclos e a sua pele ficará rapidamente com brilho e luminosa. A redução das rugas e da hiperpigmentação surge com a continuidade da aplicação deste esquema rotativo de produtos.

 

Outros produtos essenciais para a pele

 

Quando adiro à rotina de Skin Cycling não preciso de selecionar adequadamente os outros produtos para a minha pele?

 

Esta rotina foca-se na renovação da epiderme, mas isso não significa que não tenha de cuidar do rosto em outras vertentes. Logo, como já referido anteriormente terá de utilizar um produto de limpeza de rosto de manhã e à noite adaptado ao seu tipo de pele. Além disso, deve sempre utilizar uma máscara de rosto uma vez por semana.

 

E os cuidados com os lábios e olhos?

 

Quando efetua esta rotina cutânea, terá de cuidar também de áreas específicas, tais como o contorno dos olhos ou dos lábios. Para tal, deverá selecionar produtos adaptados a estas zonas de rosto com espessura e características distintas. Pode optar pelo Endocare Contorno de Olhos e Lábios! Esta loção fluida suave e de rápida absorção é específica para o cuidado regenerador da pele do contorno de olhos e lábios. A sua fórmula com 8% de SCA®, ativador natural da regeneração cutânea, que apresenta uma potente atividade regeneradora, antioxidante e descongestionante. Logo, atua reduzindo os sinais do envelhecimento e fotoenvelhecimento cutâneos, devolvendo a firmeza, hidratação e luminosidade a esta zona particular do rosto.

 

Que produtos devo colocar na minha pele durante o dia?

 

A rotina de Skin Cycling pressupõem que os produtos sejam aplicados à noite. Assim sendo, durante o dia há necessidade de manter o seu cuidado cutâneo. Ma, os produtos a aplicar não podem interfer com a regeneração cutânea provocada pelos esfoliantes e pelo retinol.


Uma das recomendações mais comuns é aplicar um sérum com Vitamina C ou em alternativa usar outra substância antioxidante.

 

Porque utilizar vitaminas antioxidantes como a Vitamina C?

 

As substâncias antioxidantes como a vitamina C combatem o stress oxidativo e consequentemente o envelhecimento e contribuem para melhorar a textura e o brilho da pele. Iremos dar-lhe as nossas melhores sugestões!

 
Endocare Radiance C Ferulic Edafence Serum

 

Sérum Antienvelhecimento e Anti-Poluição. Este sérum combina EDAFENCE®, uma inovadora tecnologia antipoluição com a tecnologia SCA® Biorepair Technology, ativador natural da regeneração cutânea. Assim sendo, tem propriedades reparadoras e antioxidantes reduzindo os sinais do envelhecimento e fotoenvelhecimento cutâneos. A sua potência antioxidante e antienvelhecimento é reforçada pela presença das vitaminas C e E e Ácido ferúlico.

 
Esthederm Intensive Sérum Vitamina C²

 

Sérum com 10% de Vitamina C pura ativada. O ácido ascórbico mantém-se perfeitamente estável na forma de pó e apenas se combina com a fase aquosa na 1ª utilização. Além desta, tem 2% Vitamina C pura estabilizada formulada com água celular e 2% de glucosídeo de ascorbilo, garantindo uma eficácia duradoura nas irregularidades pigmentares. O seu pH levemente ácido é essencial para promover a absorção eficaz da Vitamina C na pele.

 
Eucerin Hyaluron-Filler Vitamin C Booster

 

Sérum antienvelhecimento com 10% vitamina C pura e recém-ativada para todos os tipos de pele com capacidade de preenchimento, estimulação e proteção da barreira cutânea.

 

Proteção solar: produtos indispensáveis

 

Obviamente, é essencial o uso da proteção solar durante todo o ano e em especial se opta por seguir a rotina de Skin Cycling. A esfoliação e a utilização do retinol exigem que proteja a sua pele diariamente com protetor solar de amplo espetro, sendo recomendado na maioria dos casos um FPS 50.

 

Posso começar a rotina Skin Cycling em qualquer altura do ano?

 

Em primeiro lugar deverá conhecer o seu tipo de pele e olhar para o histórico de utilização de produtos. Ou seja, se nunca utilizou retinol ou se já fez alguma reação de sensibilização ao retinol deverá apenas iniciar esta rotina nos meses em que faz menor exposição solar. E porquê? Não queremos que tenha uma má experiência logo evite o risco de maior irritação e vermelhidão que pode surgir nos meses de maior radiação solar após a aplicação de retinol. Contudo, se a sua pele não for sensível pode iniciar em qualquer altura do ano, mas lembrando-se sempre de aplicar o protetor solar várias vezes ao dia.


O uso minimalista de produtos mas efetuando uma correta seleção e uma aplicação de forma estratégica é a base do sucesso da rotina Skin Cycling.


A verdade é que bastam alguns produtos usados de forma muito precisa para obter resultados surpreendentes!